quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Ainda o caso dos cubanos

Uma leitora deixou o seguinte comentário sobre o caso dos cubanos que foram deportados:

"Savana said...
Recentemente, recebi um relato de viagem de um amigo que foi à Cuba e, despido de qualquer sentimento revolucionário, descreveu suas impressões acerca do país, sobretudo na relação governo-população.Ele decidiu não ficar em hotéis ou resorts... Preferiu o contato direto com os cubanos... Hospedou-se, por fim, em quartos alugados nas casas de família. Viajou o país de ponta-a-ponta. Escolheu os transportes locais aos reservados para turisas... Conversou com eles.. Alimentou-se com a mesma comida, à mesma mesa... Enfim, sentiu um pouco da realidade daquele povo.Não sobraram dúvidas quando de seu retorno: o embargo sofrido por eles é avassalador! Se não possuem aço ou ferro para reformar as casas e melhorar os ônibus, é porque não podem importar... Se oferecem melhores estruturas para os turistas em termos de locomoção e acomodações, é porque precisam de dinheiro para movimentar a economia.Acho que Cuba deve ser mais que um país a ser conhecido... Deve ser um "método" a ser estudado... Até que ponto seria seu desenvolvimento se não ocorresse o embargue econômico?

***Não acredito que a população seja presa.. Impedida de circular em outros países.. Acho (e daí vem o fenômeno do "achismo") que ela (a população) é condicionada a viver do modo imposto pelo governo; que é diferente de ser obrigada a viver naquele lugar!

Em 2009 estarei realizando uma viagem até lá... Aguardo, ansiadamente por esse momento! Espero conseguir sentir um pouco a realidade em que eles vivem e daí tirar experiências p/minha própria vida.Tudo de bom!(Quanto aos atletas, desconfio da imprensa... Como dependemos muito dos jornalistas, tenho cá minhas dúvidas quanto a veracidade do informado.
)"

Agora respondo e concordo com a excelente comparação feita pela Simone, no caso do traficante que foi preso.

Em Cuba funciona assim: se você quiser um visto para viajar para fora da ilha de Fidel, você pode pedir o visto. Se o visto lhe for negado, então você passará a ser investigado e seguido. A negativa do visto equivale a suspeita de traição da pátria, algo grave em Cuba e punível com a pena de morte.

O embargo econômico não é o único culpado pela situação de Cuba. O Governo é o culpado pela situação de Cuba. Por que não há eleições diretas em Cuba? Por que não há imprensa livre em Cuba? Por que o Sr. Fidel Castro não distribui sua riqueza pessoal com o povo cubano?

Escrevo isto não por achismo, por informação obtida com pessoas que já estiveram lá, que conhecem o regime, inclusive alguns que fugiram de Cuba na época da Revolução. Cuba é um regime ditatorial, autoritário e criminoso. Condicionar um ser humano, como você escreve, equivale a reduzir o ser humano a um mero animal, despindo-lhe das suas liberdades fundamentais.

Pessoalmente, acho que há muitos lugares mais interessantes para conhecer antes de ir para Cuba.

E por fim, uma pergunta que não quer calar: por onde anda o Senador Eduardo Suplicy, que tanto defende os direitos humanos? Por que ele não intercedeu em favor dos 2 boxeadores cubanos?

Cada um decida por si próprio. Eu já decidi e conheço esta laia há muitos anos. Eles não me enganam!

Um comentário:

Simone disse...

Renato, de Cuba eu não entendo nada, mas uma coisa eu tenho certeza e concordo com você, informação de imprensa sempre devemos desconfiar, porque as coisas nunca são exatamente o que parecem ser. Tem sempre muita coisa envolvida por trás de toda notícia. Por isso, quando eu leio/escuto informações da imprensa eu me pergunto "será que é assim mesmo?". Tudo tem o interesse de alguém em jogo e EU não acredito em imparcialidade. Acho que muitas vezes a informação errada e/ou incompleta nem é proposital. A coisa é muito dinâmica e eles nem estudam o que falam.